Quantum

Como nos relacionamos com nossos stakeholders

A visão geral sobre sustentabilidade da Quantum considera o engajamento de stakeholders como uma das principais iniciativas para implementar ações efetivas e de respeito ao meio ambiente e às comunidades no entorno de seus ativos.

Segundo João Carlos de Oliveira, responsável pela área que trata sobre a temática Ambiental, Fundiário e ESG, a Quantum busca entender as regiões onde suas concessões estão inseridas, respeitar o caráter regional e procurar meios de comunicação direcionados a cada público envolvido.

Nesse sentido, o Plano de Engajamento de Stakeholders (PES) da Quantum nasceu da vontade da companhia de se aproximar de seus públicos de relacionamento, sobretudo aqueles presentes nas regiões por onde passam suas concessões. Esse plano foi organizado tendo por base não só os levantamentos de campo realizados por meio do Cadastro Social e Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSAP) em cada uma das concessões gerenciadas integralmente pela empresa, como também as entrevistas e consultas a stakeholders internos e externos realizadas para a composição da matriz de materialidade da empresa.

O PES é aplicado em novas comunidades, na medida em que a empresa assume a gestão sobre novas concessões. 

Nos locais onde estão presentes, os empreendimentos da Quantum podem não só contribuir para o desenvolvimento sustentável regional, por meio dos programas socioambientais exigidos no processo de licenciamento ambiental, como também se utilizar de outros projetos fomentados pela empresa, tendo como base ações com o fim de cooperar para resultados sustentáveis de impacto nas comunidades.

O Plano de Engajamento de Stakeholders faz parte da estratégia ESG da empresa e contempla ações obrigatórias e voluntárias. Destacamos as ações anuais de conscientização que visam a utilização consciente dos terrenos por onde as linhas de transmissão passam. Tais ações focam no uso do solo com atividades permitidas, bem como a proteção da região através da realização de campanhas antiqueimadas.

Em reconhecimento a uma das campanhas citadas, um membro da comunidade no município de Jussara, na Bahia, escreveu o Cordel “O caminho da energia” como registro do que foi tratado e presenteou as equipes de campo.

O Cordel é uma arte tipicamente brasileira, muito representativa em regiões onde a Quantum já operou seus ativos, por isso é um presente muito significativo e autoral. Ele demonstra que a comunicação e o engajamento de stakeholders estão sendo efetivos, completa João. 

#engajamento #stakeholders #acoessocioambientais